terça-feira, 16 de agosto de 2011

O Instituto Cidadania e a virada histórica do Brasil


16/08/2011

Por Paulo Vannuchi*

Quando se encerra o ciclo de dois mandatos presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil vive um momento histórico pautado pelo resgate da autoconfiança nacional. Passos firmes na direção de um futuro promissor marcam o ritmo do novo ambiente. Retomada do crescimento econômico, distribuição de renda, enfrentamento da pobreza extrema, diplomacia soberana e universalização da democracia participativa são pedras angulares pavimentando esse caminho.

Não pode ser esquecida, nem subestimada, a contribuição do Instituto Cidadania nos preparativos e na própria configuração desse protagonismo vitorioso. A instituição já nasceu fixando como sua prioridade maior a discussão, análise e elaboração de propostas estratégicas de políticas públicas.

Numa composição pluralista, cuidou sempre de estabelecer estreito contato com a melhor reflexão crítica que emana das organizações da sociedade civil e dos movimentos populares. Articulou partidos políticos, segmentos empresariais progressistas, pesquisadores e intelectuais comprometidos com um projeto nacional direcionado à ampliação da democracia, envolvendo suas exigências de justiça social e superação das profundas desigualdades legadas por cinco séculos de elitismo excludente.

Em sua etapa inicial, o Instituto valeu como substrato formal para dar sustentação e estrutura ao Governo Paralelo, idealizado por Lula poucos dias após a questionável vitória de Collor de Mello na primeira eleição presidencial que se seguiu ao encerramento de 21 anos de regime ditatorial.

Continue lendo>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário