quarta-feira, 23 de março de 2011

REFORMA POLÍTICA: AVANÇOS E RETROCESSOS


REFORMA POLÍTICA

Estive a observar algumas propostas que estão sendo votadas no Senado da República. Interessou-me particularmente, aquela referente ao fim das coligações.
Entendo que nenhum... partido político terá ident...idade com essas estranhas e perigosas composições.
Não se alia em termos de programa, mas, da mera conveniência.
São partidos ditos de esquerda ou socialistas compondo com partidos de direita chamados de liberais ou progressistas e vice-versa.
Queira Deus que isso passe e valha já para a próxima eleição.
Por outro lado, lá estava também a chamada ditadura ou monopólio dos diretórios através do que eles chamam de lista.
A idéia não é ruim mas, é indecente.
Sim, isso mesmo em um país onde em quase todas as cidades e estados os partidos políticos tem donos, coronéis, ou outro termo mais apropriado, é um golpe.
Estes mesmos, disseram que eram contra o parlamentarismo porque tirava o direito do eleitor, agora querem eles, escolher os seus protegidos.
Nessa lista não valerá a intenção do eleitor em eleger João ou José, mas a ordem que ele estiver na lista, ou seja, o eleitor assume a condição de otário.
Nas várias propostas está tramitando o chamado voto distrital com ele, o eleitor escolhe candidatos do seu distrito, o que pode ajudar a motivar a responsabilidade no voto.
Mas, as “otoridade” ou simplesmente os “notáveis” que se elegeram agora se acham no direito de retirar – pasmem – o seu direito de eleger mediante um sistema que parece um embuste, onde você pensa que elegeu, mas apenas acredita nisso, porque o poder cartorial estará nos diretórios dos partidos.
Veja quem está no diretório do seu partido e veja o que pode acontecer.
Tem mais ainda, os escândalos que estão sendo mostrados de medalhões e seus filhotes se usucapindo do dinheiro público ou em estranhos conchavos em troca de favores, chama agora para o financiamento público de campanha.
Pode até ser mas, qual será o limite?
Que valores serão disponibilizados?
Como será a fiscalização para evitar o ingresso de dinheiro privado camuflado em operações pouco claras?
Mas, e você o que pensa de tudo isso?
Alguém já lhe perguntou? Não estão nem ai.
Você já os elegeu agora agüente, se tiver forças, faça barulho, denuncie e chame todos para a discussão.
Vamos preservar os avanços e afastar os retrocessos, o Brasil merece e quer um sistema limpo, justo para que as conquistas da democratização não sejam perdidas por manobras estranhas.
Hilda Suzana Veiga Settineri

Nenhum comentário:

Postar um comentário