terça-feira, 8 de março de 2011

CONTAS DE PINÓQUIO: DIFICIL DE EXPLICAR




Imagine a situação onde vereadores que são integrantes do mandato do prefeito que disse que não renunciaria e renunciou e foi depenado nas eleições. Sim, do exemplar tucano sobrou só a carcaça. Isso porque o mandato é de 4 anos e não se encerrou e alguns com enorme apetite logo ao primeiro aceno, trataram de entrar no time.
Pois bem, é difícil explicar a tal de moralidade para julgar as contas do de cujus quando se é parte delas. A orientação partidária vai guiar com certeza essa votação e – pasmem – vai ser aprovadas as contas como se tudo fosse normal. Esses mesmos vereadores que fazem trezentas indicações por dia pedindo limpeza urbana, água, tapa buraco, entre outras, agora vão engolir esse “gato de ré” e dizer para a sociedade que as contas do ex-prefeito de triste memória são o exemplo da lisura e da decência.
Fico a pensar, imagine se os vereadores seguindo o exemplo de Várzea Grande, se rebelam e não aprovam as contas de Pinóquio? Vejo a seguinte situação, o vice-prefeito no exercício do mandato vai pedir para os vereadores que estão licenciados para “desempenharem” funções nas secretarias seriam convidados a retornar e ser o escudo do ex-alcaide.
Assim, a coação sobre os suplentes parece ser irresistível – ou aprovam ou ficam sem mandato. As estratégias não param por ai, tem muito partido político com secretarias municipais com seus indicados ou mantidos e que se aproveitando da desaprovação da população receberiam um “Belo” pontapé, caso não se alinhem. Os favores serão inevitavelmente cobrados, a nós, pobres mortais, resta apelar por um milagre, um desprendimento que somente com muita fé é possível manter. Nossos “valorosos” edis agora vão provar o tamanho de seu caráter e o significado que dão a moral.
Vamos acompanhar e divulgar nomes de cada um dos que votarem a favor da aprovação das contas, afinal, como cidadão possuem o direito de saber porque falta água, o lixo está abandonado nas acalcadas e as ruas com crateras, problemas na saúde, tudo isso será explicado pelo voto na aprovação das contas da Prefeitura de Cuiabá, através de seu vereador. Claro, vamos aplaudir aqueles que tiverem coragem de romper essa relação viciosa ou que nunca dela participaram.

Hilda Suzana Veiga Settineri

Nenhum comentário:

Postar um comentário