sábado, 18 de junho de 2011

VALEUUUU LULAAAAAAAA.........

LIBERDADE, LIBERDADE...

Perambulei por este país expondo idéias.
Ninguém me parou. Nem tentaram me prender.
Elogiei, critiquei, denunciei tanta coisa.
Cada linha que escrevia, imaginava a situação de algumas décadas atrás, onde antes de ganhar as ruas, as palavras eram “interpretadas” e sofriam um processo de pasteurização, de mutilação e descaracterização, as vezes, total da mensagem.
Não tive nada disso.
Ninguém me censurou, claro, já recebi críticas que são naturais num processo plural e de livre externalização de opiniões e, por isso, os embates tendem a ser mais acirrados, ou pelo menos, menos eventuais.
Sou livre e nem sempre percebia a dimensão que essa condição leva.
Talvez devido a ser liberdade ser atualmente no Brasil, um fato natural.
As pessoas nascem para a liberdade e o Estado-tutor tem o dever de zelar para que essa condição-direito não seja tolhida.
Nesses anos de governo petista, pode-se orgulhar de que em dois mandatos do Presidente Lula não houve vontade, nem ameaça as liberdades de expressão.
Jornais, revistas, TVs fizeram o seu trabalho, muitas vezes, atuando inclusive, contra o governo e nem por isso foram censurados ou perseguidos.

Nem haverá, certamente com a Presidenta Dilma.
Quando falo em liberdade não é apenas a questão de ser preso, responsabilizado mas, como uma condição de existir e de se afirmar com pessoa, titular de direitos e deveres, numa sociedade a qual deve prestar serviços com objetivos de ter os benefícios do desenvolvimento e não apenas ser a força motriz.

A dimensão que se tem de um encontro nacional de blogueiros ainda não pode ser estimada. Dificilmente será.
O fato é que esse novo processo de informação e produção de conhecimentos dinamizou e superou a dimensão espaço-tempo, permitindo a mensagem quase que instantânea, em todo o Brasil, permitindo que o leitor interaja concordando ou discordando do pensamento externado.

Os blogs tem um processo de construção coletiva: começa com o blogueiro pescando informações e noticias, produzindo texto e conclui-se com o leitor interagindo e postando suas observações. Os meios tradicionais de informação ainda não conseguiram se ajustar a essa tendência.
Então eu me pergunto, somos então o filho, o fruto da liberdade?
Do fim da censura?
E por isso temos no DNA esse desejo de sempre ir além das “velhas receitas”?
Certamente, somos os blogs são os primogênitos desse novo tempo de liberdade.
Hilda Suzana Veiga Settineri
A família tende a ser grande e cada um terá o direito de moldar o seu caráter com os elementos de personalidade característicos. Somos, portanto, o irmão mais velho das tecnologias da informação a serviço da liberdade e temos o dever de dar bons exemplos e de cultuar a liberdade em cada linha de pensamento e de ação.

Hilda Suzana Veiga Settineri

Nenhum comentário:

Postar um comentário