domingo, 22 de maio de 2011

"Sufocar o desmatamento é ordem da Presidência"

Todo apoio à ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente). Ontem, ela informou que envolverá o Exército na fiscalização contra o desmatamento, sobretudo no Mato Grosso. A decisão estréia o gabinete de crise, criado em resposta ao aumento do desmatamento no país. O crime ambiental cresceu 27% nos últimos nove meses – segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). De acordo com a ministra, o tema foi cobrado pela presidenta Dilma Rousseff. A chefe de governo ordenou, sem meias palavras, que o desmatamento seja “sufocado”.

Reunidos no gabinete de crise, a chefe da pasta do Meio Ambiente e os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Nelson Jobim (Defesa), Fernando Bezerra (Integração Nacional) e o general José Elito Carvalho Siqueira (Gabinete de Segurança Institucional) decidiram os próximos passos.

O governo federal concentrará seu esforço para combater o crime ambiental, garantiu a ministra que considera inaceitável o desmatamento registrado no Mato Grosso. O estado foi responsável por 80% do total da devastação detectada na Amazônia Legal nos últimos dois meses (março-abril). Atendendo à ministra, o governo do MT já prepara um relatório sobre o aumento das infrações no Estado.

Além do Exército, as ações que serão conduzidas em todo o território nacional contarão com reforço da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e agentes do IBAMA de estados como Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.

Como vocês podem ver, são acertadas as medidas de caráter urgente tomadas pelo ministério. De fato, são importantes para o combate ao desmatamento. No entanto, é bom lembrar que o país precisa de políticas permanentes e universais para a Amazônia Legal, além, da presença, de fato, do Estado.

http://www.zedirceu.com.br

by Lili

Nenhum comentário:

Postar um comentário