segunda-feira, 23 de maio de 2011

FIQUE DE OLHO, PRESIDENTA!


A viabilização de direitos e garantias assegurados na Constituição de 1988 devido a letargia do legislativo brasileiro deixa inúmeras lacunas e, por vezes, nega aquilo que está assegurado.

Decorrentes desse processo existem pessoas que reclamam nova Constituição, reformas e, aqueles que dizem que o atual texto é inviável.

Esse descompasso entre a velocidade da regulamentação e o desenvolvimento do país tem gerado efeitos colaterais.
Um destes é a enormidade de leis tratando de direitos que já estão na Constituição ou na legislação esparsa, mas, sem a claridade suficiente, o que permite ser aproveitado pelos sentimentos que se adicionam o sufixo “ista”, sempre perigosos.

Esquecem que não é a quantidade de leis, nem o tamanho das penas que faz um país evoluir, mas, a qualidade da sua legislação e a efetiva implantação.

Nos últimos tempos se acirrou a discussão sobre direitos em relação as uniões homoafetivas que, convenhamos, teve muito pouca boa-vontade dos legisladores, visto que bastava adicionar um artigo na lei das uniões estáveis equiparando-as.

Foi preciso a Suprema Corte decidir aja vista que deputados e senadores temerosos a posição das igrejas, se omitiram.
Agora se discute a PL 122, que visa criminalizar a discriminação, mas, isso já se encontra disposto na Constituição de 1988 e recepcionado pelo Código Penal.

Infelizmente, se tenta resolver por lei um problema cultural que é a dissimulação de preconceitos, não apenas em relação aos homossexuais, mas contra nordestino, contra negros, contra obesos, entre tantos que são atingidos diariamente de várias formas, tornando-se motivo de chacotas.

O movimento que se organiza para pressionar a Presidenta Dilma, deveria estar lá no Congresso Nacional abrindo campo para uma discussão mais ampla, necessária desses temas.

Embora tenha o poder de veto, dificilmente a Chefe do Executivo irá se posicionar contra a maioria do Congresso.

Até porque, o veto pode ser derrubado pelos deputados e senadores.

Sou contra toda a forma de discriminação, inclusive, dos heterossexuais, de brancos, de índios, de tantos descendentes de povos que vieram a contribuir para este país plural em toda a sua extensão.
Assim, seja qual for a decisão da Presidenta Dilma é apenas um fato que aconteceria mais cedo ou mais tarde e que independe de qualquer da vontade ou da convicção pessoal da estadista.

Hilda Suzana Veiga Settineri

Nenhum comentário:

Postar um comentário