sexta-feira, 22 de julho de 2011

Em seu 5º aniversário, Orquestra Meninos do Coque recebe Lula

A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque completou neste mês seu quinto aniversário e recebeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no concerto de comemoração. A apresentação ocorreu nesta quinta-feira (21), em Recife, no Parque Dona Lindu, que leva o nome da mãe do ex-presidente.

O grupo musical faz parte de um projeto de resgate social de crianças carentes na capital pernambucana. Lula, que já havia assistido à orquestra no Palácio do Planalto, em Brasília, recebeu dos meninos o Troféu Orquestra Criança Cidadã.

Lula recebe troféu dos Meninos do Coque. Foto: Milton Raulino/Divulgação.

Lula recebe troféu dos Meninos do Coque. Foto: Milton Raulino/Divulgação.

“Essas crianças que estavam predestinadas, pela sua situação socioeconômica, a serem crianças abandonadas, marginalizadas, podem se transformar em personalidades do mundo artístico, na medida em que tiveram uma oportunidade e se se sentem motivadas a fazer alguma coisa de útil para eles e para a sociedade”, disse o ex-presidente. “Não existe ser humano fracassado. Existe ser humano que não teve chance, a quem ninguém estendeu a mão.”

Resgate por meio da música
A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). Idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, o programa existe há quatro anos e visa ao resgate social de crianças carentes por meio da música. A comunidade escolhida é o Coque, um dos bairros mais violentos e de menor Índice de Desenvolvimento Humano do Recife.

Hoje, a Orquestra atende gratuitamente 130 jovens entre 4 e 18 anos. Os alunos recebem aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral, além de contarem com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento. O método utilizado para o ensino é o Suzuki, criado pelo professor japonês Shinichi Suzuki, que prevê o aprendizado de forma lúdica – a criança aprende brincando.

Os alunos permanecem no projeto por um período de cinco horas, divididos em dois turnos de 65 alunos, das 7h30 às 18h30. Entre atividades extracurriculares oferecidas aos alunos estão cursos em parceria com universidades e intercâmbios à Europa direcionados a alunos de destaque. Hoje, a Orquestra tem dois jovens instrumentistas fora do país, um na Eslováquia e outro na Áustria.

Conheça o site do projeto.

do Blog do "cara"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário