quarta-feira, 27 de julho de 2011

LULA LÁ...

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fará uma palestra na Escola Superior de Guerra (ESG), na próxima sexta-feira (29), às 10h, para integrantes das forças armadas brasileiras. Ele foi convidado para discorrer sobre o tema “Brasil, o país do futuro”, e falará sobre a visão estratégica do país no cenário mundial, além do papel dos militares na Estratégia Nacional de Defesa (END), aprovada durante seu governo.
Entre as pessoas que confirmaram presença na palestra estão o ministro da Defesa, Nelson Jobim; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto; o Comandante do Exército, General Enzo Martins Peri; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, José Carlos de Nardi e o assessor especial do Ministro da Defesa, José Genoíno.
http://www.icidadania.org/2011/07/lula-fara-palestra-na-escola-superior-de-guerra 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dr. LULA - Nosso Eterno presidente!

Lula recebe três títulos de Doutor Honoris Causa em Pernambuco

22/07/2011

Três universidades pernambucanas outorgaram títulos de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (22). As deferências foram feitas pela Universidade de Pernambuco (UPE), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Durante a cerimônia, que ocorreu no teatro Santa Isabel, em Recife, Lula se revelou emocionado. “Vocês não podem imaginar o que ele significa para um pernambucano retirante como eu, que não teve as oportunidades escolares que todo jovem deveria ter, mas que sempre acreditou no potencial libertador da educação”, disse.

Clique e baixe o trecho lido durante o discurso de Lula (em RTF).

Lula recebe título de Doutor "Honoris Causa" em Pernambuco. Foto: Roberto Pereira/SEI-PE

Diploma de Doutor "Honoris Causa" da UFRPE. Foto: Instituto Cidadania.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de diploma universitário, mas que tenham se destacado em determinada área por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

Com os três títulos recebidos nesta sexta-feira, Lula completa cinco Honoris Causa. O primeiro foi outorgado em janeiro pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Em março, mais um diploma foi concedido pela Universidade de Coimbra, em Portugal.

Reconhecimento
No documento que justifica a concessão do título, a UFPE destaca: “Com sua travessia política persistente e com o olhar voltado para o coletivo, Lula protagoniza uma ação instituinte na construção de alternativas para o nosso País, na reformulação de projetos, na comunicação dos saberes, dialogando com as experiências da vida, ressignificando a própria história nacional.”

Em nota divulgada pela UFRPE, o reitor Valmar Corrêa de Andrade diz que o título outorgado reconhece “o valor deste mérito ao cidadão pernambucano que, com hombridade e competência soube reconstruir com honradez um novo Brasil.”

Na UPE, a decisão de homenagear Lula foi aprovada por unanimidade no Conselho de Gestão Acadêmico e Administrativo do campus da instituição em Garanhuns.

Veja fotos tiradas por tuiteiros presentes no evento:

vinilabanca: Outorgado Dr Honoris Causa Lula do Brasil! http://t.co/y9zUu2L
felipe_salgado: Lula recebe o capelo e as vestes talares. UPE, UFPE e UFRPE concedem o título de Dr. Honoris Causa ao ex-presidente. http://t.co/LYIZPZA
recifeweb: Neste momento, Lula faz discurso histórico no Teatro de Santa Isabelhttp://yfrog.com/ker2trhj
ARenepont: Ex-presidente Lula foi agraciado com título Doutor Honoris Causa em solenidade no Teatro de Santa Isabel. http://twitpic.com/5u0vdn

Em seu 5º aniversário, Orquestra Meninos do Coque recebe Lula

A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque completou neste mês seu quinto aniversário e recebeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no concerto de comemoração. A apresentação ocorreu nesta quinta-feira (21), em Recife, no Parque Dona Lindu, que leva o nome da mãe do ex-presidente.

O grupo musical faz parte de um projeto de resgate social de crianças carentes na capital pernambucana. Lula, que já havia assistido à orquestra no Palácio do Planalto, em Brasília, recebeu dos meninos o Troféu Orquestra Criança Cidadã.

Lula recebe troféu dos Meninos do Coque. Foto: Milton Raulino/Divulgação.

Lula recebe troféu dos Meninos do Coque. Foto: Milton Raulino/Divulgação.

“Essas crianças que estavam predestinadas, pela sua situação socioeconômica, a serem crianças abandonadas, marginalizadas, podem se transformar em personalidades do mundo artístico, na medida em que tiveram uma oportunidade e se se sentem motivadas a fazer alguma coisa de útil para eles e para a sociedade”, disse o ex-presidente. “Não existe ser humano fracassado. Existe ser humano que não teve chance, a quem ninguém estendeu a mão.”

Resgate por meio da música
A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). Idealizado pelo juiz de Direito João José Rocha Targino, o programa existe há quatro anos e visa ao resgate social de crianças carentes por meio da música. A comunidade escolhida é o Coque, um dos bairros mais violentos e de menor Índice de Desenvolvimento Humano do Recife.

Hoje, a Orquestra atende gratuitamente 130 jovens entre 4 e 18 anos. Os alunos recebem aulas de instrumentos de corda, percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral, além de contarem com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento. O método utilizado para o ensino é o Suzuki, criado pelo professor japonês Shinichi Suzuki, que prevê o aprendizado de forma lúdica – a criança aprende brincando.

Os alunos permanecem no projeto por um período de cinco horas, divididos em dois turnos de 65 alunos, das 7h30 às 18h30. Entre atividades extracurriculares oferecidas aos alunos estão cursos em parceria com universidades e intercâmbios à Europa direcionados a alunos de destaque. Hoje, a Orquestra tem dois jovens instrumentistas fora do país, um na Eslováquia e outro na Áustria.

Conheça o site do projeto.

do Blog do "cara"!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

terça-feira, 19 de julho de 2011

Fiesp homenageia Lula com jantar e exposição fotográfica


19/07/2011

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) homenageou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite nesta segunda-feira (18) com um jantar e uma exposição fotográfica, apresentada de surpresa ao ex-presidente em São Paulo.


Veja o endereço e período da exposição.
Ouça trechos do discurso de Lula na Fiesp.

“O presidente Lula é um estadista que levou o nome do Brasil por todas as partes. Hoje, o mundo conhece e respeita muito o Brasil. Hoje o mundo olha para o Brasil como uma grande oportunidade, em todos os sentidos”, disse o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, durante o jantar reservado.

Acompanhados por Paulo Skaf (à esquerda), Lula e Marisa Letícia visitam exposição fotográfica "Milhões de Lulas", promovida pela Fiesp. Foto: Instituto Cidadania.

Skaf lembrou que, durante a campanha eleitoral de 2002, Lula dizia que queria gerar 10 milhões de empregos, e muitas pessoas diziam que era impossível. “No entanto, realmente não foram 10, foram 15 milhões de empregos [gerados]”, afirmou.

O presidente da Fiesp também citou o aumento do crédito, a retomada da indústria naval e o crescimento da indústria automobilística durante o governo Lula.

“Além disso, o ex-presidente Lula nos orgulha muito porque é um ex-aluno do Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial] de São Paulo, e sempre falou com muito respeito, muito carinho, que a vida dele mudou depois do Senai.”

Diálogo
Para Lula, os bons resultados de seu governo na área industrial foram fruto de muito diálogo com os empresários. “Eu duvido, que em algum momento da história do Brasil, houve um presidente que consultou tanto os empresários como eu consultei, e que construiu tantos instrumentos de participação dos empresários como eu construí com vocês”.

O ex-presidente ressaltou que essa relação com o setor foi importante para enfrentar a crise internacional. “Nós criamos um comitê empresarial que se reunia toda semana para se decidir as questões da crise. Não teve uma única medida em que a decisão não tenha sido tomada coletivamente”.

Lula se dispôs a ajudar os empresários a criar grupos para buscar soluções aos gargalos ao desenvolvimento econômico brasileiro. “Para que a gente possa, juntos, encontrar a solução e apresentar para o governo”.


Exposição
Batizada de “Milhões de Lulas”, a mostra fotográfica organizada pela Fiesp teve curadoria de Juca Varella e projeto expográfico de Haron Cohen. São 48 fotos, algumas inéditas, a maioria de Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial do presidente. Também integram a exposição imagens do acervo da Fiesp, uma retrospectiva das passagens de Lula à Fiesp.

A exposição, com entrada franca, poderá ser visitada até o dia 18 de agosto. A Fiesp fica em São Paulo, na Avenida Paulista, 1313, próxima à estação de metrô Trianon-Masp.

do Blog do Instituto de Cidadania

sábado, 16 de julho de 2011

Vem aí a CPI do Beijoqueiro


Sobre a postagem anterior, o Terrornews ficou sabendo agora há pouco que o PSDB e o DEMO vão protocolizar na Câmara e no Senado um pedido de CPI para investigar um beijo dado por uma militante no ex-presidente Lula , o ex mais popular da História do Brasil.Segundo fonte segura, a CPI já tem nome:CPI DO BEIJOQUEIRO.Segundo esta mesma fonte, a CPI será mista, e que já foram escolhidos seus membros.No Senado, o articulador da CPI, o senador DEMóstenes Torres, já indicou como representantes do PSDB e do DEMO os seguintes senadores:Lúcia Vânia(PSDB-GO), Mário Souto(PSDB-PA).Como presidente da CPI, foi escolhido Aécio Pó Neves(PSDB-MG) e, como relator, Agripino Mala(DEM-RN). Na Câmara, a CPI terá como integrante os seguintes parlamentares: ACM Grampinho, Eduardo Azeredo, Chico Alencar, Tiririca, Romário, Duarte Nogueira. Segundo uma outra fonte, a CPI já tem os nomes de algumas pessoas que irão depor, a dizer: Luciana Gimenez, Regina Duarte, Fátima Bernardes, Miriam Peitão, Lúcia Hipólito, Carla Peres, Maitê Proença, Fernanda Lima, apresentadora de Amor e Sexo, Ana Maria Braga, Héber Camargo, Marta Suplicy, Danuza Leão.A liderança do PT na Câmara já se insurgiu contra a abertura ada CPI.Segundo o petista Vacarezza, não pode haver CPI porque Lula não é mais presidente.A oposição diverge, segundo Agripino Mala, Lula, na qualidade de ex-presidente, pode ser investigado, sim.O comentário em Brasília é que o líder do PT na Câmara vai impetrar um Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal com o fim de que Lula possa permanecer com a boca calada no dia do seu depoimento.Corre, ainda, o comentário em Brasília que o líder do PT está rezando para tudo quanto é santo para que o HC não seja distribuído para o ministro-empresário Gilmar Menedes.Por fim, a minha terceira fonte disse que quem gostou dessa idéia da CPI do Beijoqueiro foi o PIG, pois só assim terá uma pauta jornalística, já que o escândalo do ´DNIT encheu o saco do telespectador-leitor. A Globo já tem, inclusive, um jornalista para cobrir a CPI, trata-se de William Bonner, marido de uma das depoentes, que, diga-se de passagem, já montou uma tenda no Congresso Nacional para apresentar o Jonal Nacional.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

BENVINDO, NOSSO ETERNO PRESIDENTE

GUERRILHEIROS VIRTU@IS saúdam nosso mais novo blogueiro: LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Este é um novo palanque!



GUERRILHEIRA ao término de sua fala disse, em tom de oração, BOA SORTE, PRESIDENTE. Obrigada por vc fazer parte desta teia que se forma. Somos o novo que pedimos passagem.

Queremos que saibas que podes contar com todo o nosso apoio em mais esta 'empreitada'.

Aqueles que cerraram fileiras, ombro a ombro, com o MELHOR GOVERNO QUE ESTE NOSSO BRASIL JÁ TEVE, continuaremos a dar nossos pitacos e as vezes um puxão de orelha, se for preciso.

E para começar bem esta contribuição começamos por RECLAMAR!

Ficamos mais de 10 minutos para conseguir entrar na por** de www.icidadania.org (é aqui o endereço do LULA).

Daqui a pouco alguém - que não vou dizer quem - vai dizer: Assim não pode, assim não dá!

Seja benvindo à blogosfera. Ah, e não se preocupe muito em tirar o pó de sua mesa pois nóis semus brogerus SUJOS!

GUERRILHEIRA aproveita para mandar recado à Dona Mariza: nada de ficar arrumando as coisas que nosso Presidente tira do lugar, pegue seu notebook ou seu computador e faça seu blog! Não é verdade que atrás de um grande homem sempre existe uma grande mulher? Não, queremos esta grande mulher mostrando sua cara, suas preocupações, suas opiniões para tod@s!

domingo, 10 de julho de 2011

O PT E O FUTEBOL




Cuiabá vai sediar a Copa de 2014.
Todo mundo diz que é pai da criança.
Vejamos, no entanto, que desde o fracassado sonho de 1950, cognominado de “Maracanazzo”, os governos que se sucederam, tentaram em vão, trazer novamente a Copa do Mundo para terem condições de desfazer essa imagem negativa do futebol pentacampeão do mundo.

Nesse longo tempo, passaram ditadores, presidentes eleitos e aqueles que assumiram o cargo máximo da nação por outros caminhos.
Em comum, especialmente, os dois últimos Presidentes da República foi a luta ferrenha de sediar o mais importante evento do esporte bretão.
Apenas o último, calcado em um governo com respaldo e confiança internacional, com país economia equilibrada e com sinais evidentes de crescimento.
Este presidente era Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
Então a Copa do Mundo em Cuiabá, tem sim, a chancela, o aval, a competência e a credibilidade do governo PT.
Imagine como poderia ser melhor ainda, se no governo do Estado tivesse um petista alinhado com os projetos do governo federal e que me diz da Prefeitura Municipal? Mas, me dirão: Ah!
Mas são dá base!!!
Sim. E agem como se não fossem.
No Estado nos últimos tempos o PT tem sido desconstruído, tanto que na AGECOPA não existe ninguém alinhado com o PT.
Dirão mas, não pode ter filiação partidária.
Sim, é verdade, mas aqueles que lá estão qual ideologia comungam?
Prova disso é que ainda não existe um projeto em andamento para a formação do cidadão para o esporte, os jogos, as competições, não tem incentivo para escolas públicas terem franqueado ingressos e alas inteiras apenas de crianças e adolescentes junto com seus professores conhecendo o esporte e tendo noções teóricas e práticas para poderem compreender e ter o melhor proveito do intercâmbio que uma Copa do Mundo podejavascript:void(0) oferecer.
Mas, isso são pensamentos petistas.
E, haveria naturalmente de se ter planejamento, organização e participação popular, algo que apenas os governos, com gestores públicos esse grau de comprometimento são capazes de realizar. Mas, com tudo isso, não empunhem bandeira dizendo-se como mentores, criadores ou qualquer coisa similar, pois se a Copa vem para Cuiabá é porque o Brasil teve um governo petista, teve um Luiz Inácio Lula da Silva, a escolha das subsedes atende a um pedido deste homem público com o objetivo de desenvolver e abrir novos produtos de turismo para incrementar o desenvolvimento e fomentar a geração de emprego e renda.

Hilda Suzana Veiga Settineri

sábado, 9 de julho de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E AUDIÊNCIA PÚBLICA











Aconteceu neste dia 8 de julho, em Cuiabá, uma audiência pública para discutir o Plano Nacional de Educação – PNE.
Como professora, cresceu minha vontade de conhecer quais seriam as linhas apresentadas e como haveria de ser a discussão com os demais profissionais da área.
Tenho percebido que poucas pessoas tiveram acesso ao esboço do PNE que se está discutindo e por isso, a contribuição não tem sido tão valiosa como poderia ser.

Apesar disso, a existência de um plano já sinaliza avanços, até porque a educação brasileira tem evoluído significativamente nos dois últimos governos petistas.

O esforço dos organizadores, talvez fosse mais proveitoso se o momento fosse outro.

Há que se lembrar que recentemente os professores estiveram com o movimento paradista reivindicando melhorias e voltaram a sala de aula, sem que os principais pedidos tenham sido atendidos, por isso, podem ter desmotivado uma participação mais efetiva nas discussões.

Independente disso, todos sabemos do esforço individual e coletivo dos professores em oferecer uma educação com mais qualidade.
Mas, qual relação disso com o Plano Nacional de Educação?
Simples.
Sobre qual realidade está se projetando as linhas gerais?
No processo ensino-aprendizagem dois atores são fundamentais e indispensáveis: professor e aluno.
Não haverá condições de se projetar ganhos de qualidade de aprendizagem para o educando, se, no mesmo nível não houver ganhos nesse processo para o professor, como uma relação dialógica.

De outro modo, o PNE será melhor implementado com suas prioridades, ao que me parece algo bastante sintético, com um numeral aproximado de trinta, se construído sob a base dos direitos e necessidades dos dois principais atores sociais do processo, do contrário, se intelectualiza o processo e se cria a subespécie do dirigismo.
Entendo, e louvo, o esforço dos organizadores, contudo, concordar não significa “amém”, nem aceitar o popular “cara-crachá”.
No PT, a concordância aplaina caminho para reduzir as diferenças e permitir a construção de bases para um diálogo aprofundado, que é o que está ocorrendo com esses movimentos estratégicos.

Claro que existe uma identidade do PT como Partido compromissado com a educação, tanto que as maiores conquistas ocorreram em governos petistas e, nesse particular, deve ser engrandecida a iniciativa realizada nesta data.

Contudo, ainda, pondero, precisamos melhorar os instrumentos de participação popular, entre eles, a audiência pública para que não seja palanque, mas ponte para permitir ao cidadão manifestar e defender suas considerações a respeito de temas específicos.

Com todas as críticas que se possam ter, é PT, e é característica do Partido dos Trabalhadores a busca da participação popular e da criação de condições para que o cidadão dia o que pensa e o que quer do Estado.
Hoje foi a educação mas, oportunamente haverão outros temas de interesse da sociedade trazido por esta instituição política a serviço da coletividade.

Hilda Suzana Veiga Settineri

quinta-feira, 7 de julho de 2011

E tem gente que critica o MEC!



CLIQUE PARA AMPLIAR

GUERRILHEIROS VIRTU@IS: vejam esta jóia que saiu n'A GAZETA de hoje. Procuramos nos textos internos e nenhuma palavra sobre este 'empurrãzinho' a não ser a demissão, anos atrás, dos revisores...

Lembram do 'escândalo' do livro do MEC? Era gente dando empurrãzinho' pro ministro cair.

Ah, e foi na versão impressa!

E o jornal é do mesmo grupo que no MT retransmite a rede globo... Coincidências, não?

Tá pensando que é só no RS, Cloaca?

KKKKKKK vamos dar um empurrãozinho no jornalão para embrulhar peixe.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Agrotóxicos no arroz, no feijão, na batata, no leite materno, no ar, nas chuvas...

--
29 de junho de 2011

Por Fernanda Borges


Quando adquire um produto no supermercado o cidadão brasileiro talvez não faça idéia dos riscos que está correndo de consumir um produto que fará mal à sua saúde a médio e longo prazo.

Dados divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comprovam que diversos tipos de alimentos ainda contam com resíduos de agrotóxicos extremamente deletérios à saúde humana.

O problema reflete a colocação do Brasil num ranking que chama a atenção pela seriedade do assunto; o país é o primeiro no mundo a alimentar o mercado de agrotóxicos.

Letícia Silvia, gerente de normatização da Anvisa ressalta que durante uma coleta de alimentos inspecionados pelo órgão no ano de 2009 foram detectados a presença dos produtos químicos em vários alimentos, como por exemplo; arroz, feijão, batata, cebola, pimentão, entre outros. Segundo ela, só o pimentão produzido no Paraná chegou a apresentar 80% de resíduos tóxicos. Outros alimentos como morango e uva apontaram 50% a 56% da presença dos venenos.

Um estudo levantado pelo órgão no município de Lucas do Rio Verde (MT) onde a produção de soja é predominante no meio agrícola, foram constatados a presença de resíduos tóxicos até mesmo na água da chuva. "Essa preocupação com a contaminação da água é outra questão muito séria que devemos observar. Os estudos feitos nessa cidade chegaram a apontar uma porcentagem de agrotóxicos até mesmo no ar de algumas escolas e também no leite materno das mulheres que vivem próximo às lavouras", diz Letícia.

Para Letícia, o único caminho para a mudança dessa realidade é uma participação efetiva da população para cobrar dos órgãos públicos a mudança e a proibição da comercialização de alguns insumos. "A saúde é um direito de todos e um dever do Estado. É preciso que todos estejam informados dessa realidade de consumo de alimentos com produtos químicos. É preciso que a própria sociedade se mobilize para mudar essa situação", diz.

Em busca de uma cultura sadia

A necessidade de mudança do modelo atual praticado na agricultura brasileira é urgente, afirma o dirigente do MST, João Pedro Stedile.

De acordo com o militante, a agricultura praticada atualmente no Brasil é inviável porque tem como principal interesse o capital, além de atuar contra a preservação da natureza sem responsabilidade social. "O que se está produzindo hoje são commodities por isso não há limites para a busca desenfreada do lucro", reforça.

Entre algumas práticas do agronegócio estão: uso de fertilizantes químicos, cultivo de mudas clonadas e monocultura. Stedile enfatiza ainda que esse modelo de produção busca a exploração da terra, energia (petróleo, hidrelétricas) e concentração cada vez maior de terras.

"Durante todo o século 20 o capitalismo esteve se inteirando das indústrias, hoje ele está no mercado financeiro produzindo uma aliança que faz os grandes proprietários de terra querer cada vez mais terra. O que se busca é aumentar o lucro, um aumento da demanda de trabalho temporário, a substituição de pessoas por máquinas e ainda usam do veneno", reforça.

Para Stedile, a necessidade da mudança é urgente e por isso é necessário a mobilização popular. "Precisamos defender nossas sementes, lutar contra os venenos e ser os principais protagonistas. Um caminho é estimular as prefeituras a priorizar os alimentos da agricultura familiar na merenda escolar, o que já se é limitado hoje a pelo menos 30%. Podemos aumentar essa porcentagem além de fazer com que o espaço da agricultura familiar seja priorizado e valorizado porque o alimento orgânico não deteriora com a natureza e é um alimento saudável", finaliza.



A metade da sociedade não dorme porque sente fome, a outra metade não dorme, porque tem medo dos que têm fome. "Josué de Castro"





--
Dalete Soares de Souza - Educadora Popular

Não tenho tempo para mais nada, ser feliz me consome muito...
Clarice

domingo, 3 de julho de 2011



[Ministério dos Transportes] Dilma agiu com energia. Já a Veja...

Integrantes do Ministério dos Transportes

Desta vez, a Presidenta agiu rápido e firme.

Não deixou “esquentar” a denúncia da Veja sobre possíveis atos de corrupção no Ministério dos Transportes.

Determinou que o Ministro Alfredo Nascimento afaste todo o segundo escalão até que tudo seja esclarecido.

Em memória do ex-presidente Itamar Franco, recorde-se que ele fez o mesmo com o sr. Henrique Hargreaves, depois reintegrado pela inconsistência das denúncias.

Aliás, a atitude da presidenta não foi motivada pelas denúncias da revista, o que fica claro na matéria publicada no site da própria Veja, dizendo que:

“No último dia 24 (de junho, portanto), a presidente Dilma Rousseff se reuniu com integrantes da cúpula do Ministério dos Transportes no Palácio do Planalto. Ao lado das ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Miriam Belchior (Planejamento), ela reclamou dos aumentos sucessivos dos custos das obras em rodovias e ferrovias, criticou o descontrole nos aditivos realizados em contratos firmados com empreiteiras e mandou suspender o início de novos projetos. Dilma disse que o Ministério dos Transportes está sem controle, que as obras estão com os preços “inflados” e anunciou uma intervenção na pasta comandada pelo PR — que cobra 4% de propina das empresas prestadoras de serviços.”

(…) Com planilhas e documentos sobre a mesa, Dilma elevou o tom no encontro com representantes da pasta: “O Ministério dos Transportes está descontrolado”. A presidente chamou de “abusiva”, por exemplo, a elevação do orçamento de obras em ferrovias, que passou de 11,9 bilhões de reais, em março de 2010, para 16,4 bilhões neste mês — salto de 38% em pouco mais de um ano. Dilma também se irritou em especial com a Valec, estatal que cuida da malha ferroviária, e com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelas rodovias.

O secretário-executivo do ministério, Paulo Sérgio Passos, o diretor-geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, e o diretor de Engenharia da Valec, Luiz Carlos Machado de Oliveira também estavam na reunião em que Dilma mais falou do que ouviu.

“Vocês ficam insuflando o valor das obras. Não há orçamento fiscal que resista aos aumentos propostos pelo Ministério dos Transportes. Eu teria de dobrar a carga tributária do país para dar conta”, disse Dilma, quando a reunião caminhava para o fim. Ela deu o diagnóstico: “Vocês precisam de babá. E terão três a partir de agora: a Míriam, a Gleisi e eu”.

Agora, procedentes ou não as denúncias, a Veja mostra que tudo ali é armado. O título da matéria, no site, é “Oposição exige postura mais firme de Dilma contra PR” . Eles já leram a revista? Nem precisa, leia só o primeiro parágrafo:

“Senadores democratas e tucanos exigiram nesta segunda-feira uma postura mais firme da presidente Dilma Rousseff diante de denúncias de corrupção envolvendo o Ministério dos Transportes, comandado pelo PR. Reportagem de VEJA desta semana revela um esquema de pagamento de propina para caciques do PR, Partido da República, em troca de contratos de obras”.

Uai, a revista não foi publicada de ontem para hoje? “Nesta segunda-feira”? Hoje é sábado. Foi segunda passada ou é depois de amanhã? Se foi na passada, exigiram a quem, à Veja? É estranho que exigissem “mais” se ainda não tinha sido, publicamente, nada até então. Se é a próxima, a Veja já se adianta por eles? Aí é mais crível, até porque a Veja fala o que a oposição fala e vice-versa.

sábado, 2 de julho de 2011

Ex-presidente Itamar Franco morre em São Paulo aos 81 anos


Itamar Franco faz discurso no Senado Federal, em 2011. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Itamar estava licenciado do Senado para tratar a leucemia
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Morreu neste sábado, em São Paulo, o ex-presidente da República Itamar Franco. Aos 81 anos, o político cumpria mandato até janeiro de 2019 no Senado Federal. Antes prefeito de Juiz de Fora (MG) e senador em três oportunidades, Itamar Franco chegou à Presidência após a renúncia de Fernando Collor de Mello, em 1992. Após deixar o Planalto, foi governador de Minas Gerais. Itamar foi diagnosticado com leucemia em maio e, durante o tratamento, contraiu uma pneumonia, que se agravou.

Filho de Augusto César Stiebler Franco e Itália Cautiero Franco, Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu a bordo de um navio em 28 de junho de 1930. O pai de Itamar havia morrido meses antes de seu nascimento e sua mãe registrou o filho em Salvador (BA), onde morava um tio. A família era de Juiz de Fora e ele se mudou para Minas Gerais com poucos meses. No município, cresceu e se formou em Engenharia Civil em 1954. Foi durante o curso que iniciou sua vida pública, participando da política estudantil.

Ainda na década de 50, se filiou ao PTB e tentou se eleger vereador e, depois, vice-prefeito em Juiz de Fora. Com o golpe militar em 1964 e a instalação de um regime de bipartidarismo, Itamar migrou para o MDB, sigla pela qual conquistou seu primeiro mandato eletivo, na prefeitura de Juiz de Fora, em 1967. No pleito de 1972, foi reeleito, mas deixou o cargo um ano depois para concorrer, com sucesso, a uma vaga no Senado - sendo reeleito em 1982, já no sucessor do MDB, o PMDB. Em 1986, sem apoio para ser candidato ao governo mineiro em seu partido, se filiou ao PL, mas foi derrotado por Newton Cardoso, candidato de sua ex-agremiação.

Com a derrota, Itamar voltou ao Senado para cumprir o restante de seu mandato, que ia até 1990. No período, participou da Assembleia Nacional Constituinte e das campanhas para a volta das eleições diretas. Em 1989, trocou novamente de sigla e foi para o desconhecido Partido da Reconstrução Nacional (PRN), para ser candidato à vice na chapa de Fernando Collor de Mello, que saiu vencedora.

Pescado do Terra, continue lendo

Lula será enredo da Gaviões da Fiel em 2012



foto por:
Tamanho da Fonte: -A A+
Por: Redação

A escola de samba paulista Gaviões da Fiel divulgou nesta sexta-feira (1º) que o enredo de seu desfile no carnaval de 2012 vai homenagear o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Com o título provisório “Verás que um filho fiel não foge à luta. Lula o retrato de uma nação”, o enredo foi confirmado no dia em a escola completa 42 anos.

Veja fotos da história de Lula com o Corinthians

Lula nunca escondeu sua paixão pelo Corinthians. Em 2010, ele se tornou o primeiro presidente da “República Popular do Corinthians”, iniciativa de marketing lançada pelo Alvinegro para comemorar o seu centenário, completado no ano passado. O ex-presidente recebeu das mãos de Andrés Sanchez , presidente do clube, no salão nobre do Parque São Jorge, o título de torcedor símbolo do centenário corintianS

Desaparecidos





OS DESAPARECIDOS
De repente, naqueles dias, começaram
a desaparecer pessoas, estranhamente.
Desaparecia-se. Desaparecia-se muito
naqueles dias.

Ia-se colher a flor oferta
e se esvanecia.
Eclipsava-se entre um endereço e outro
ou no táxi que se ia.
Culpado ou não, sumia-se
ao regressar do escritório ou da orgia.
Entre um trago de conhaque
e um aceno de mão, o bebedor sumia.
Evaporava o pai
ao encontro da filha que não via.
Mães segurando filhos e compras,
gestantes com tricots ou grupos de estudantes
desapareciam.
Desapareciam amantes em pleno beijo
e médicos em meio à cirurgia.
Mecânicos se diluiam
- mal ligavam o tôrno do dia.

Desaparecia-se. Desaparecia-se muito
naqueles dias.
Desaparecia-se a olhos vistos
e não era miopia. Desaparecia-se
até a primeira vista. Bastava
que alguém visse um desaparecido
e o desaparecido desaparecia.
Desaparecia o mais conspícuo
e o mais obscuro sumia.
Até deputados e presidentes esvaneciam.
Sacerdotes, igualmente, levitando
iam, arefeitos, constatar no além,
como os pescadores partiam.

Desaparecia-se. Desaparecia-se muito
naqueles dias.
Os atores no palco
entre um gesto e outro, e os da platéia
enquanto riam.
Não, não era fácil ser poeta naqueles dias.
Porque os poetas, sobretudo
- desapareciam.
Se fosse ao tempo da Bíblia, eu diria
que carros de fogo arrebatavam os mais puros
em mística euforia. Não era. É ironia.
E os que estavam perto, em pânico, fingiam
que não viam. Se abstraíam.
Continuavam seu baralho a conversar demências
com o ausente, como se ele estivesse ali sorrindo
com suas roupas e dentes.

Em toda família à mesa havia
uma cadeira vazia, a qual se dirigiam.
Servia-se comida fria ao extinguido parente
e isto alimentava ficções
- nas salas e mentes
enquanto no palácio, remorsos vivos boiavam
- na sopa do presidente.
As flores olhando a cena, não compreendiam.
Indagavam dos pássaros, que emudeciam.
As janelas das casas, mal podiam crer
- no que viam.
As pedras, no entanto,
gravavam os nomes dos fantasmas
pois sabiam que quando chegasse a hora,
por serem pedras, falariam.

O desaparecido é como um rio:
- se tem nascente, tem foz.
Se teve corpo, tem ou terá voz.
Não há verme que em sua fome
roa totalmente um nome. O nome
habita as vísceras da fera
Como a vítima corrói o algoz.

E surgiam sinais precisos
de que os desaparecidos, cansados
de desaparecerem vivos
iam aparecer mesmo mortos
florescendo com seus corpos
a primavera de ossos.

Brotavam troncos de árvores,
rios, insetos e nuvens em cujo porte se viam
vestígios dos que sumiam.

Os desaparecidos, enfim,
amadureciam sua morte.

Desponta um dia uma tíbia
na crosta fria dos dias
e no subsolo da história
- coberto por duras botas,
faz-se amarga arqueologia.

A natureza, como a história,
segrega memória e vida
e cedo ou tarde desova
a verdade sobre a aurora.

Não há cova funda
que sepulte
- a rasa covardia.
Não há túmulo que oculte
os frutos da rebeldia.
Cai um dia em desgraça
a mais torpe ditadura
quando os vivos saem à praça
e os mortos da sepultura.
Affonso Romano de Sant'Anna

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Seja um poliglota na Copa 2014


O Brasil sediará a Copa de 2014...
Como muitos turistas de todo mundo estarão por aqui, é imprescindível o aprendizado de outros idiomas (em particular o inglês) para a melhor comunicação com eles.
Pensando em auxiliar no aprendizado, foi formulada uma solução prática e rápida!!
Chegou o sensacional e insuperável curso 'The Book is on the Table', com muitas palavras que você usará durante a Copa do Mundo de 2014.
Veja como é fácil!
  1. Is we in the tape! = É nóis na fita.
  2. Tea with me that I book your face = Chá comigo que eu livro sua cara.
  3. I am more I = Eu sou mais eu.
  4. Do you want a good-good? = Você quer um bom-bom?
  5. Not even come that it doesn't have! = Nem vem que não tem!
  6. She is full of nine o'clock = Ela é cheia de nove horas.
  7. I am completely bald of knowing it = To careca de saber.
  8. Ooh! I burned my movie! = Oh! Queimei meu filme!
  9. Go catch little coconuts! = Vai catar coquinho!
  10. If you run, the beast catches, if you stay the beast eats! = Se correr, o bicho pega, se ficar o bicho come!
  11. Before afternoon than never = Antes tarde do que nunca.
  12. Take out the little horse from the rain = Tire o cavalinho da chuva.
  13. The cow went to the swamp = A vaca foi pro brejo!
  14. To give one of John the Armless = Dar uma de João-sem-Braço.
Gostou?
Quer ser poliglota?
Na compra do 'The Book is on the table' você ganha inteiramente grátis o incrível 'The Book is on the table - World version'!!!
Outras línguas:
CHINÊS
  1. Cabelo sujo: chin-champu
  2. Descalço:chin chinela
  3. Top less: chin-chu-tian
  4. Náufrago: chin-chu-lancha
  5. Pobre: chen luz, chen agua e chen gaz
JAPONÊS
  1. Adivinhador: komosabe
  2. Bicicleta: kasimoto
  3. Fim: saka-bô
  4. Me roubaram a moto: yonovejo m'yamaha
  5. Meia volta: kasigiro
  6. Se foi: non-ta
  7. Ainda tenho sede: kiro maisagwa
OUTRAS EM INGLÊS:
  1. Banheira giratória: Tina Turner
  2. Indivíduo de bom autocontrole: Auto stop
  3. Copie bem: copyright
  4. Talco para caminhar: walkie talkie
RUSSO
  1. Conjunto de árvores: boshke
  2. Inseto: moshka
  3. Cão comendo donut's: Troski maska roska
  4. Piloto: simecaio patatof
  5. Sogra: storvo
ALEMÃO
  1. Abrir a porta: destrankenxxxz
  2. Bombardeio: bombascaen
  3. Chuva: gotascaen
  4. Vaso: frask
Enviado pelo cumpadi Luiz Henrique, o Luizinho.